Translate

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Nota de abertura do Blog

A criação deste blog foi um produto natural da elaboração do meu Trabalho de Conclusão de Curso em Serviço Social sobre o Tráfico de Pessoas. Agradeço a minha escola (ESS-UFF) e a militância no movimento estudantil que contribuíram para que eu tivesse, a cada dia, um olhar crítico e transformador sobre mim e o mundo.
Acima de tudo me deram uma das coisas mais importantes para a reflexão e aprendizagem, a CURIOSIDADE e o ESPANTO. O espanto com a realidade, com "verdades" pouco convincentes, com a arbitrariedade e a impunidade. A curiosidade de romper amarras, de saber mais do que a sala de aula mas de valorizá-la, de arriscar, de disputar, de olhar o que poucos gostariam de ver e ver diferente o que muitos já se cansaram de olhar.
Ao conhecer a existência do Tráfico de Pessoas me espantei com a barbárie em que vivemos, com um mundo onde os seres humanos se tornam mercadorias e tive a curiosidade de saber mais sobre as contradições de nossa sociedade e formas de enfrenta-las.
Atualmente, as dificuldades econômicas e sociais, como o desemprego, a fome e a violência provenientes dos ataques aos direitos fundamentais e humanos presentes em muitos países da América Latina, em conjunto com o enfraquecimento do Estado, das politicas públicas e serviços públicos de qualidade e abrangentes, fortaleceu a necessidade de trabalho e migração sob condições desumanas. É a partir, sobretudo, desta vulnerabilidade que o Tráfico de Pessoas estrutura as bases do seu crescimento.
Desta forma, a partir da aliança estabelecida com as classes sociais que historicamente são oprimidas pela sua condição de classe, gênero, raça, etnia e orientação sexual, tornou-se necessário fortalecer o enfrentamento e o debate acerca do tráfico de pessoas, com o desenvolvimento de um blog de orientação crítica e comprometido com a construção de uma sociedade cada dia mais justa.
Espero que este blog seja uma ferramenta para que se construa olhares e que estes olhares se realizem....

Nenhum comentário:

Postar um comentário